Entrevistas concedidas

Douglas Silva entrevistado pela Izabelle Valladares.

1- Como começou a gostar de poesias?

Na verdade tudo começou pela minha paixão pela literatura e por eu aos meus 15 anos entrar em contato com vários autores da literatura brasileira. Entre eles Machado de Assis, Raul Pompéia.
Após completar meus dezessete anos ganhei um livro de português, onde traz como compor uma poesia e isso me despertou a vontade de conhecer esse mundo mágico. E foi ai que comecei a tentar traçar meus primeiros textos, a principio eram frases soltas e com o passar do tempo deixando a emoção e a vivência, conduzidas pela vontade de expor meus sentimentos fui desenvolvendo minha característica própria que hoje trago em minhas composições.

2- Você ainda é bem jovem, como acha que os jovens de hoje vêem a poesia?

A juventude de hoje infelizmente pouco tem contato com a poesia, é algo que me entristece, mas sei que existem muitos jovens com grande potencial e vontade de conhecer esse mundo mágico das composições poéticas. Cabe a nós escritores fazer com que se não todos mais a grande maioria possa entrar em contato e é nisso que me apoio quando publico um texto. Levar poesia para todos e fazer com que os jovens conheçam cada vez mais esse lado bonito que a literatura brasileira possui.

3- Quais os livros que já tem publicados?

Possuo o livro solo de poesia “Vozes da Alma” e diversas participações em antologias poéticas nacionais e internacionais.

Segue as participações:

Antologia Raciais – 2008
II Antologia Nacional de Poesia Novos Poetas Novos Talentos - 2008
III Antologia Delicatta - 2008
Antologia Latinidade Poética - 2009
Revista Cultural Viva Cultura de Varginha MG - 2010
Antologia Pontes dos sonhos, do Brasil para Frankfurt - 2010
Antologia Pontes dos sonhos, do Brasil para Guadalajara - 2010
Antologia Tesouros brasileiros, Brasil-Egito Via Cairo- 2011
Antologia “Palavras sem fronteiras” do Brasil para Buenos Aires -2011


4- Que tipo de poesia você prefere fazer?

A composição poética permite o autor desenvolver sua própria característica como autor, pela sua magnitude, mas venho tentado em minhas composições conduzir meus sentimentos fazendo uso tanto das poesias livres branco até desafiando a mim mesmo quando me arrisco em compor um soneto que julgo ser o formato mais completo dentre as formas de se transformar as palavras em versos.


5- Qual obra até o momento marcou sua carreira?

Meu livro Vozes da Alma é a obra mais significativa para mim, mas não posso deixar de lembrar todas as publicações que nesse curto período venho deixando minha marca, pois todas fazem parte do meu sonho.

6-O que representa ser poeta para você?

Ser poeta representa para mim a vontade e a oportunidade de levar aos meus leitores uma mensagem onde quem esteja em contato com minha obra possa se sentir pertencentes a cada linha traçada por mim, conduzindo a todos a uma reflexão pessoal fazendo com que possam entender que sonhos existem e que podemos realizar se acreditarmos em nossa capacidade de fazer de nossa característica pessoal algo valioso.


7- Você foi premiado como “Personalidade 2010” pela  ARTPOP- Academia de artes de Cabo frio, neste ano de 2011, o que lhe rendeu além do titulo, destaque no universo cultural, o que isso tudo significa para você,como artista e como pessoa?

Foi uma conquista muito significativa para mim, ver meu trabalho sendo prestigiado e valorizado é algo que não tem explicação, e isso me fortalece cada vez mais para continuar buscando meu espaço nesse mundo maravilhoso das composições. Quero particularmente agradecer a todos que acreditaram em mim e a ARTPOP pela iniciativa e em especial a Izabelle Valadares uma amiga que possui como eu o mesmo propósito, levar ao nosso Brasil um pouco de Cultura.

8- Qual a sua visão sobre cultura, principalmente no campo da literatura?

A cultura brasileira é rica em sua totalidade e em especial a literatura produzida no Brasil possui papel de destaque na esfera cultural do país quando nos deparamos com grandes nomes que representam tão bem nosso país como Machado de Assis, poeta e romancista, me faz acreditar que somos privilegiados, e que estamos caminhando para que seja cada vez mais difundido em nossa cultura literária valores positivos, pois todos sabem que infelizmente ainda precisamos conhecer mais e mais nossas riquezas para que possamos nos tornar críticos e produtores de pensamentos novos em prol ao desenvolvimento cultural de um país rico em cultura.

9- Quais os seus projetos para o ano de 2011?

Espero finalizar minha graduação em Psicologia e trilhar um caminho nessa área que é um fator importante para minha vida profissional.  No campo literário venho analisando a possibilidade de publicar outros trabalhos, pois tenho algumas obras em desenvolvimento, pretendo também continuar participando de outras antologias, pois acredito ser uma grande oportunidade para nós escritores.

10- Como seu trabalho foi recebido na feira de Frankfurt na Alemanha ? Houve algum patrocinador?

A obra de Frankfurt foi algo muito importante para mim, teve uma ótima visibilidade e foi realizada pelo esforço de todos os participantes em especial da Izabelle Valadares que busca assim como a mim levar nossa cultura a outros povos.

11- Até que ponto a despreocupação com dinheiro prejudica o poeta?

Penso que o poeta verdadeiro tem em sua alma a vontade de transmitir a todos uma mensagem que transcendem o olhar de quem esteja em contato com sua obra. A questão do valor financeiro é ilusória quando estamos diante de uma bela arte, mas tenho a consciência que vivemos em um mundo capitalista e que a dificuldade financeira é algo que está diante da grande maioria da população. Mas como poeta e escritor penso que a maior satisfação não está no respaldo financeiro, mas na satisfação de possibilitar pessoas entrarem em contato com uma obra literária rica e que traz em sua essência a reflexão sobre várias questões que envolvem nosso mundo.


12- Tem algum poeta internacional como referência?

Fernando Pessoa

13- Deixe uma mensagem a quem pensa em publicar um livro de poesias:

Nunca desista de nada só por ser difícil, pois tudo que é difícil de conseguir se torna para sempre quando realizado. Quem deseja publicar um livro tem que em primeiro lugar amar esse mundo, pois somente quando amamos tudo que fazemos podemos realizar e superar as dificuldades que estará diante de nós.

A poesia é um vício para quem ama a si mesmo. (Douglas Silva)